sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Amizade, na opinião dele

 

 

  Durante toda minha vida cultivei com carinho algumas amizades. Tive pessoas as quais considerei como parte da família ou até mais, já que família não se escolhe, fiz sacrifícios e abri mão de projetos pessoais para ajudar ou acompanhar algumas em momentos especiais de suas vidas.

  O conceito básico da amizade é que: não é uma relação de trocas igualitárias, você se doa, doa seu tempo, sua capacidade de compreensão de problemas, compartilha momentos alegres, porém, em nenhum momento deve esperar ser retribuído pelo que fora feito. Afinal, você o fez pela amizade e não por troca de favores e a partir do momento que faz algo pensando na recompensa, não terás feito pela amizade ou não é verdadeiramente amigo.

  Se parar e contar o numero de decepções com amizades que eu tive, perderei muito tempo. Não sei bem o por que, mas esperamos demais das pessoas, talvez esperamos mais delas do que de nós mesmos, e ai que erramos. É comum do Ser Humano querer jogar a responsabilidade em cima do outro, esquecendo que todos tem a mesma parcela de culpa em tudo.

  Já reclamei inúmeras vezes por não ter recebido visitas, sendo que eu não as havia feito, já queixei-me de algumas ações, sendo que também as havia praticado. Fica claro que é mais simples jogar a culpa no outro, usar algum deslize como argumento para justificar ações. Porém, como já falei, amizade não é uma relação de trocas igualitárias e não podemos ser extremamente metódicos ao só retribuir ao recebido.

  Já tive amigos problemáticos, e sempre pensava: “ Devo escolher melhor meus amigos”, talvez pela falta experiência de vida ou de maturidade não havia percebido que amigo não se escolhe, amigo não se troca e muito menos se vende. Hoje, sei que a convivência com estes tão próximas e ao mesmo tempo tão diferentes de mim, me moldaram e me fizeram ser o homem que me tornei.

  Com aquele amigo “esquentado”: aprendi a encarar meus problemas e lutar pelo que quero; com aquele “paciente”: aprendi a ouvir o mundo ao meu redor e aproveitar cada segundo de silencio; com o “aventureiro”: aprendi a viver o hoje e tentar ser cada vez mais feliz; com o “galanteador” aprendi que um pouco de marketing pessoal não faz mal a ninguém; e acima de tudo ajudando e aconselhando-os sobre erros e experiências frustradas: aprendi a não comete-los, ou seja, com experiências de outros consegui visualizar os caminhos mais corretos afim de evitar sofrimentos ou perdas.

  Vejo que muito do que sou devo ao aprendizado com cada um deles e que as minhas escolhas à cerca de quem estaria próximo a mim, influíram diretamente em Quem fui, em Quem sou, e em Quem me tornarei, afinal, a roleta da vida continua girando e cada ação nos molda e nos empurra para um caminho diferente.

 

21 comentários:

  1. Amizade é isso mesmo, estar com alguém que por maior que sejam os seus erros, ainda assim você ama, pq são seus amigos, e as pessoas não mudam só pq não concordamos com determinadas coisas que elas fazem! amigo de verdade ta sempre com a gente, independente da situação!

    =**
    bom feriado!
    Cintia.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Tatinhoo...
    Prova disso é nois estarmos nos aturando a qse 8 aninhos,..

    ResponderExcluir
  3. Lindooooo
    sou fã... de carteinha. hasuhaushas
    beijoooo continue progredindo...

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu Blog tato :]
    continua assim q vaii Boooomba :]

    ResponderExcluir
  5. Tato, adorei o teu post! É bem assim mesmo! :)
    logo concluimos que devemos amar as pessoas incondicionalmente, sem esperar nada em troca.
    Esse é o lema! ;)

    ResponderExcluir
  6. Ahe brother,
    lindas palavras, e pura realidade!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu blog e amizade é isso mesmo² Parabéns pelo post!

    []'s
    Victor Pagani
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  8. é verdade.. a gente exige coisas das quais nao fazemos para ngn.. às vezes o erro é nosso e estamos jogando nos outros.
    e, na verdade, nao só nossos amigos "maus amigos", mas nós, que não fazem,os as coisas direito e, pra piorar, pensamos que o erro vem deles.

    ResponderExcluir
  9. Belo texto!!!
    Vivo pensando nisso... por que a gente espera dos outros aquilo que não fazemos? Muitas vezes por conformismo, por medo, enfim, ás vezes cometemos erros que cabe a nós mesmos concerta-los, e o que fazemos, culpamos o outro!

    Parabéns pelo blog, tô seguindo e retribuindo a visita! valeu...

    http://falando-peloscotovelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Já bati muito a cara com amizade irmão, e já exigi muita coisa haha

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog, por esse tema tão fundamental que é amizade, e espero que possamos ser bons amigos.

    ResponderExcluir
  12. noooossa, não conhecia teu lado escritor opinista. haiuahuau muito bom

    ResponderExcluir
  13. Falaaa Tato,

    Ficou Schow teu blog, abraço brother!!!!

    ResponderExcluir
  14. penso que o não podemos esperar nem o mínimo das pessoas... Repito, nem o mínimo. Afinal, todos somos sujeitos a erros, independentemente de criação, situação que passamos, etc. Sempre erramos! e sabe do que mais? Nossa tendência é errar mais, com quem amamos. Ou seja, acabamos sempre por decepcionar ou magoar justamente quem não queríamos... E é dessa forma que somos lapidados... Até mesmo o cristal mais bruto, se torna um valioso diamente! =D

    ResponderExcluir
  15. Quem diria em cara,
    mando bem , parabéns

    ResponderExcluir
  16. seii lah..
    o texto fico muito bom..
    mas amizade e coisa complicada...
    na vida encontramos muitas pessoas que achamos q sao amigos, e no primeiro momentoo de precisamos nao esta presente...sei pq sofri um acidente q fiquei um mes em casa, nao podia sair pq estava com os dois braços quebrados...e meus amigos nao aparecerem as pessoas q eu menos esperava passando o final de semana comigo vendo filme...comendo pipoca ou jogando carta, vc conhece seus amigos quando precisa deles....

    bjsss =P

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Com certeza Tato, tudo que escrevestes faz parte .. Mas também concordo que .. a cada ação que fazemos não temos que esperar algo em troca .. Mas creio que:(geralmente esperamos mesmo que não queremos esperar), e sim, a todos amigos que temos observamos que nenhum é igual, cada um em si tem seu defeito, e mesmo assim somos amigos. Geralmente procuramos amigos que nos apoiam, que nos entendam, que nos ajude, que nunca nos traia. Mas é aí que nos enganamos, nos decepcionamos com aquele amigo que parecia ser tudo, e derrepente se tornou um "NADA". Em fim é apenas um resumo do que penso .. rsrs ! *.*

    Espero que meu comentário faça sentido, pois para mim ele faz, porque passei por varias situações parecidas. Mas fora isso
    seu blog está MARAVILHOSO ... (:

    Obs:(falo muito eouoeiue *-*) By: Dany ;*

    ResponderExcluir